segunda-feira, 12 de agosto de 2019

O que é INR ?

A importância deste assunto é grande , principalmente nos pacientes que fazem uso de medicamentos como Marevan, ASS e muitos outros, que são medicamentos anticoagulantes ou anti-agregante plaquetarios.

Antiagreantes plaquetários são fármacos usados para evitar a activação e agregação das plaquetas para prevenir trombose em pacientes de risco. Seu principal representante é o ácido acetilsalicílico (aspirina).

Os anticoagulantes são medicamentos que impedem a formação de coágulos no sangue, porque bloqueiam a ação de substâncias que fazem a coagulação. Os coágulos são fundamentais para cicatrizar feridas e parar sangramentos, mas existem situações em que podem impedir a circulação do sangue, causando sérias doenças, como AVC, trombose e embolia pulmonar, por exemplo.

Assim, os anticoagulantes permitem que o sangue se mantenha sempre líquido dentro dos vasos e possa circular livremente, sendo recomendados para pessoas que sofreram doenças provocadas por coágulos ou que tenham maior risco de as desenvolver. Os mais comumente usados são Heparina, Varfarina e Xarelto, que precisam ser usados com cuidado e sempre com acompanhamento médico, pois se o seu uso for incorreto, há maior chance de desenvolver sangramentos graves.
 
O tempo de protrombina (TP) ou tempo de atividade da protrombina (TAP) e seu derivado índice internacional normalizado, também conhecido como razão normalizada internacional (INR), são medidas laboratoriais para avaliar a via extrínseca da coagulação. Em outras palavras, é um exame usado para determinar a tendência de coagulação do sangue. O tempo de protrombina normal é de cerca de 11 a 14,6 segundos. Quanto maior for o TP, menor será a concentração de protrombina no sangue. O TP mede quase que exclusivamente o fator VII.
Como quatro fatores da via extrínseca são vitamina K dependentes (fatores II, VII, IX e X) o teste é também muito usado para monitoramento do uso de anticoagulantes orais.

Tempo de protrombina
Expresso em segundos. Somente quando o paciente faz uso de anticoagulante oral (desde que não seja em fase inicial de tratamento) o teste será avaliado pelo índice internacional normalizado (INR ou RNI). Nos outros casos a avaliação se dá pelo tempo de protrombina.


Índice internacional normalizado (INR)
Como são usados diferentes tipos de fator tissular na obtenção do TP, a Organização Mundial de Saúde preconizou o uso do índice internacional normalizado (INR ou IIN) para padronizar mundialmente o resultado obtido durante o teste. Isso significa que o resultado do INR é praticamente o mesmo se usado em diferentes laboratórios no mundo inteiro. O INR é o TP corrigido a padrões mundiais. O uso de anticoagulantes orais é avaliado somente pelo INR.
Para o cálculo do INR cada fabricante do fator tissular fornece o ISI. Normalmente o ISI fica entre 1,0 e 1,4.