quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Tratamento Odontológico para Pacientes Cardiopatas

 Endocardite Bacteriana
X
  Doença Periodontal

Algumas doenças periodontais, como gengivite e periodontite, também aumentam o risco de endocardite através do biofilme subgengival atuam como um reservatório de bactérias. A gengiva deve ter coloração rósea claro, não sangrar quando escovar os dentes, não apresentar inchaço e ter boa aderência aos dentes. Se a pessoa tem algum problema cardíaco deve procurar um dentista regularmente e apresentar boa higiene oral.



A endocardite é a única doença
 associada à saúde bucal?

Pesquisa têm associado as infecções, inflamações e outras afecções de gengiva com a arteriosclerose, que podem comprovar a correlação da saúde bucal com a ocorrência de infarto. Apesar de incipientes, estas pesquisas têm boa base científica.

Procedimentos cirúrgicos em
 pacientes cardiopatas

O paciente cardiopata deve receber atendimento diferenciado durante o tratamento odontológico, por isso é considerado um  paciente com necessidade de atenção diferenciada, e devido a isso o Cirurgião Buco-Maxilo-Facial pode realizar procedimentos cirúrgicos em ambiente hospitalar caso haja indicação.

Procedimentos Cirúrgicos realizados
 em ambiente hospitalar

ØImplantes dentários
ØExtração de elementos dentários
ØEnxertos ósseos
ØBiópsia

Pacientes de Risco

Os pacientes de risco para endocardite infecciosa são, geralmente, portadores de anormalidades cardíacas, que podem ser organizadas em pequenos grupos, como:
üreumáticas
üdoenças valvulares adquiridas
ü cardiopatias congênitas
üportadores de válvulas protéticas
üendocardite prévia
üpróteses intravasculares