Para o paciente

BIOSSEGURANÇA


  Auto clave para esterilização 

Biossegurança em Odontologia é o conjunto de procedimentos adaptados no consultório com o objetivo de dar proteção e segurança ao paciente, ao profissional e sua equipe .
O único meio de prevenir a transmissão de doenças é o emprego de medidas de controle de infecção como equipamento de proteção individual (EPI), esterilização do instrumental, desinfecção do equipamento e ambiente, anti-sepsia da boca do paciente.
A odontologia assim como as demais áreas da saúde que executam procedimentos invasivos, tem na biossegurança o seu eixo de atividade.
São essenciais a padronização e manutenção das medidas de biossegurança como forma eficaz de redução de risco ocupacional, de infecção cruzada e transmissão de doenças infecciosas.
O nosso consultório atende aos padrões internacionais de biossegurança, desde o preparo do ambiente, á desinfecção dos instrumentais e sua esterilização até o armazenamento dos mesmo. Os instrumentos são desinfectados em cubas ultrassônicas para assegurar uma desinfecção eficaz e depois embaladas em pacotes específicos para esterilização em autoclave. Todos os dados da esterilização são catalogados e constantemente verificados através de testes biológicos específicos e por pessoa capacitada e com formação técnica para tal.


Área de Anti-sepsia 
                          Conceitos

=> Assepsia: é o conjunto de medidas adotadas para impedir que determinado meio seja contaminado.

=> Anti-sepsia: é a eliminação das formas vegetativas de bactérias patogênicas de um tecido vivo.

=> Limpeza: é a remoção da sujidade de qualquer superfície, reduzindo o número de microrganismos presentes. Esse procedimento deve obrigatoriamente ser realizado antes da desinfecção e/ou esterilização.

=> Desinfecção: é um processo que elimina microrganismos patogênicos de seres inanimados, sem atingir necessariamente os esporos. Pode ser de alto nível, intermediário ou baixo.

=> Esterilização: é um processo que elimina todos os microrganismos: esporos, bactérias, fungos e protozoários. Os meios de esterilização podem ser físicos ou químicos.

Como especialista em cirurgia, é primordial um controle rigoroso da biossegurança de todo o consultório sob todos os aspectos, com o objetivo de garantir o sucesso dos nossos resultados.
equipamento de proteção individual (EPI)

Recomendações Pré e pós-operatórias
⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋ ⤋


Para obter seu pronto restabelecimento em cirurgias na orais e maxilofaciais, faz-se necessário seguir as seguintes orientações:


1.   Mantenha a higiene bucal escovando os dentes das áreas não envolvidas na cirurgia, higienizando a área operada com cotonete e água oxigenada 10 volumes, não permitindo o acúmulo de resíduos alimentares na região;

2.   Nos casos de cirurgia de extração, não faça bochechos de espécie alguma nos 3 primeiros dias e não fique cuspindo, principalmente nas primeiras horas;;

3.   Para dormir, apóie a cabeça de modo a que fique mais elevada que o corpo. Com dois travesseiros, por exemplo;

4.   Nos primeiros dias, evite exercícios físicos e a exposição ao sol quente;

5.   Aplique bolsa de gelo sobre a bochecha no local operado durante as primeiras 24 horas. Aplique por 10 minutos e descanse por 30 minutos;

6.   Em caso de sangramento, coloque uma gaze dobrada no local e morda durante 5 minutos. Se a hemorragia persistir, entre em contato conosco;

7.   Nos dois primeiros dias, a alimentação deve ser líquida ou pastosa, e sempre fria. Durante a primeira semana, deve-se evitar alimentos duros e muito quentes, bem como líquidos quentes. Não mastigue sobre a área operada, mantenha-se hidratado.

8.   Tome corretamente a medicação prescrita nos horários indicados, até o fim do tratamento.

9.   Retornar em para remoção de sutura, avaliação e acompanhamento pós-cirúrgico.

10.  Em caso de dúvida entrar em contato no número do consultório ou pelo telefone fornecido pelo profissional.


Observação: As recomendações são genéricas e em cada caso será instruído cuidados específicos para o caso, devido a isso o mais importante é sempre seguir o que o profissional recomendou para o pós-operatório.

Resultado de imagem para dentista
Cuidados Pós-operatórios

Tratamentos


Nossa equipe é treinada para oferecer atendimento odontológico especializado em cirurgia oral menor (extração de dentes inclusos), Cirurgia Ortognática, Laserterapia, Tratamento de Disfunção Temporomandibular, Tratamento de Patologias Orais e Maxilofaciais, Traumas de Face e Implantes Dentários.
Os procedimentos podem ser realizados no consultório dentário, home care e em ambiente hospitalar.
Estamos dispostos a oferecer um serviço de excelência.

Seja Bem-vindo a nossa clínica



Cirurgia de Dente Incluso

Os terceiros molares são os últimos dentes a aparecer na boca. Geralmente sua erupção ocorre a partir dos 17 anos. Seu surgimento pode vir acompanhado de fortes dores locais, dificuldade de alimentação e até mesmo de falar. A higiene desta região pode ser difícil, contribuindo para o surgimento de infecções leves, moderadas ou severas.
         Implante dentário
O implante é um parafuso de metal que é instalado no osso (maxila ou mandíbula), sendo geralmente colocado em uma região onde havia um dente. Após a instalação deste parafuso, uma coroa dentária é acoplada a este implante. Isto devolve não apenas a capacidade de mastigação mas também a estética do seu sorriso. Atualmente, é a melhor forma de substituição de dentes perdidos.

Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática é conhecida como o procedimento cirúrgico que visa o tratamento de deformidades da face (queixos muito curtos ou muito grandes). Entretanto, seu objetivo é muito mais amplo e sua ciência é extremamente rica e elaborada. Hoje, os avanços científicos permitem um melhor planejamento cirúrgico. Nossos casos são 100% realizados por meio de um planejamento virtual 3D. Isto leva a um menor período de tratamento, permitindo excelentes resultados funcionais (melhor encaixe dos dentes), além de uma melhor harmonia facial. O período de recuperação é muito curto e os acessos cirúrgicos são todos intra-orais (por dentro da boca), não deixando cicatrizes.

Trauma de Face
Exemplo de Fixação Interna Rígida
O cirurgião bucomaxilofacial, muitas vezes solicitado para agir em salas emergenciais, é o tipo de especialista que irá realizar o tratamento do paciente que sofre de traumatismo facial. Esse cirurgião irá tentar reparar grande variedade de injúrias que se estabelecem na boca, na face, nos maxilares e nas lacerações que podem existir nos lábios, como também nos dentes e nos ossos do rosto. Entre os sintomas das fraturas faciais está a dor, o adormecimento do queixo, dos lábios, da língua, do nariz, a dificuldade em movimentar a boca e lacerações profundas sobre os ossos.

Disfunção Temporomandibular

A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.Cabe ao Cirurgião Dentista especializado a grande responsabilidade para o correto controle das dores oro-faciais. Sua experiência e a busca constante de melhorias nos serviços técnicos prestados, orientados pela ética e responsabilidade profissional, fará com que diferencie as dores que vêm das regiões orais e, portanto, elimine-as com procedimentos odontológicos. Aquelas que provêm de outras regiões necessitam de tratamento médico.

Laserterapia

A utilização do 
laser na odontologia tem se tornado cada vez mais frequente. O método tem se mostrado eficaz tanto em procedimentos estéticos e cirúrgicos, quanto terapêuticos. O laser usado tanto por médicos quanto por dentistas é uma fonte de luz pura, emitida em um determinado comprimento de onda, sendo que cada tecido do corpo responde de forma diferente a cada comprimento de onda, gerando dessa forma propriedades terapêuticas de cura, de corte de tecidos moles e duros (ossos e dentes) e de descontaminação microbiana. O laser possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, anti-microbianas, hemostáticas, corte de tecidos duros (ossos e dentes) e corte de tecidos moles (gengivas, freios labiais, freios linguais, cistos de retenção de muco).