domingo, 6 de abril de 2025

Edema tardio intermitente e persistente (ETIP) por preenchedor de ácido hialurônico


O edema tardio intermitente e persistente (ETIP) é uma reação inflamatória imunomediada decorrente da interação de fatores imunológicos e características intrínsecas do produto. Tal reação ocorre em geral após 30 dias e persiste enquanto houver ácido hialurônico (AH) no local. 

O ETIP ocorre de forma transitória, recorrente e intermitente após preenchimento com ácido hialurônico (AH), caracterizado por edema não depressível e disseminado na região da aplicação do produto, com surgimento após 30 dias e persistente enquanto houver AH no local. 


O ETIP é uma reação inflamatória, de mecanismo ainda não totalmente esclarecido, mas com crescente evidência de interação imunológica e características intrínsecas do produto utilizado. Pode ser desencadeado por infecções virais ou bacterianas bem como após vacinação. Diversos estudos apontam complicações semelhantes ao ETIP, mas ainda não há sistematização definida por especialistas sobre as reações adversas ao AH.


A utilização de exames de ultrassonografia tem crescido, sendo útil para implantação de AH e avaliação de complicações, sendo possível determinar a natureza do material injetado, comprometimento da vascularização adjacente e identificação de processos inflamatórios e/ou necrose, podendo ainda ser utilizado para a realização de biópsias e injeção guiada de hialuronidase e corticoides, tendo ainda a vantagem de ser um exame não invasivo e sem riscos ou desconforto para o paciente. O aspecto comum do AH na USG é o de uma formação ovalada, bem definida e anecoica, semelhante a cistos verdadeiros. No ETIP, observa-se AH na respectiva área edemaciada, com incremento da espessura e ecogenicidade do tecido subdérmico, correspondendo à paniculite que é uma inflamação da camada de gordura subcutânea.


As condutas preconizadas para tratamento incluem a hialuronidase que é uma enzima que quebra o ácido hialurônico ela é utilizada para reverter efeitos indesejados de injeções de ácido hialurônico, corticoide sistêmico e intralesional e antibioticoterapia (na suspeita de biofilme associado), além de manejo expectante.


Solução equilibrante com hialuronidase para auxiliar na correção de efeitos colaterais do ácido hialurônico e no tratamento da celulite.




quinta-feira, 27 de março de 2025

Implantes Dentários e Curiosidades

Os Implantes dentários surgiram em 1965 na Suécia com o Cirurgiao Per-Ingvar Branemark.

Desde então a Implantodontia tem evoluido muito e é uma tecnica para reabilitação oral utilizada nos 5 continentes.

Os implantes são confeccionados em Titanio que é um metal biocompativel que auxilia na osseointegração, ou seja, as celulas ósseas aderem e criam matriz óssea na superficie do Titaneo

Justamente por esse motivo que algumas vezes faz-se necessário aguardar um tempo antes de instalar a parte protética sobre esse implante, esse periodo de espera nada mais é que o periodo que o organismo precisa para promover a osseointegração. 

A taixa de sucesso dos implantes atualmente gira em torno de 96% dos casos e é uma técnica segura e de uso corriqueiro na odontologia 

Atravéz dos implantes dentários, torna-se possivel reabilitar perdas dentárias de elementos perdidos decorrente das mais diversas situações.

O agendamento de uma consulta para avaliação com um profissional habilitado e extremamente importante, considerando a alta  variação dos casos de reabilitação, e as inúmeras possibilidades de tratamento de acordo com cada caso individualmente. 

Imagem ilustrativa de reabilitação
por meio de implante dentário.

Vinícius Brambilla
Cirurgião Dentista CRO 8833 ES

O que você precisa saber do pós operatórios para 3 molares (Siso)

 

A cirurgia de 3 molares, sendo eles inclusos ou nao, é um procedimento de rotina na pratica odontologica

A cirurgia e relativamente simple e segura quando bem planejada.

Contudo, para uma boa recuperação está interligada ao cuidados após a realização da cirurgia, dentre esses cuidados pode-se listar:

  1. Seguir as orientações do profissional que realizou o procedimento 
  2. Tomar as medicações de acordo com a orientação do seu profissional 
  3. Manter repouso de suas atividades 
  4. Evitar esforço Físico 
  5. Evitar falar muito 
  6. Alimentação deve ser liquida ou pastosa de forma variada e em temperatura ambiente ou fria uma vez que  Alimentação morna ou quente está contraindicada
  7. Manter a regiao da cirurgia higienizada 
  8. Em caso de dúvidas, ter o contato com o profissional que realizou o procedimento 
  9. Fazer compressa de gelo no local 
  10. Não fazer uso de praticas que nao sejam de orientação do profissional como: Bochechos com vinagre, uso de chás ou geis. 
 

Esquema de compressa fria na regiao do rosto.
O ideal e que essa compressa nao entre en contato
 direto com a pele.





Vinícius Brambilla
Cirurgiao Dentista - CRO 883 3ES