O edema tardio intermitente e persistente (ETIP) é uma reação inflamatória imunomediada decorrente da interação de fatores imunológicos e características intrínsecas do produto. Tal reação ocorre em geral após 30 dias e persiste enquanto houver ácido hialurônico (AH) no local.
O ETIP ocorre de forma transitória, recorrente e intermitente após preenchimento com ácido hialurônico (AH), caracterizado por edema não depressível e disseminado na região da aplicação do produto, com surgimento após 30 dias e persistente enquanto houver AH no local.
O ETIP é uma reação inflamatória, de mecanismo ainda não totalmente esclarecido, mas com crescente evidência de interação imunológica e características intrínsecas do produto utilizado. Pode ser desencadeado por infecções virais ou bacterianas bem como após vacinação. Diversos estudos apontam complicações semelhantes ao ETIP, mas ainda não há sistematização definida por especialistas sobre as reações adversas ao AH.
A utilização de exames de ultrassonografia tem crescido, sendo útil para implantação de AH e avaliação de complicações, sendo possível determinar a natureza do material injetado, comprometimento da vascularização adjacente e identificação de processos inflamatórios e/ou necrose, podendo ainda ser utilizado para a realização de biópsias e injeção guiada de hialuronidase e corticoides, tendo ainda a vantagem de ser um exame não invasivo e sem riscos ou desconforto para o paciente. O aspecto comum do AH na USG é o de uma formação ovalada, bem definida e anecoica, semelhante a cistos verdadeiros. No ETIP, observa-se AH na respectiva área edemaciada, com incremento da espessura e ecogenicidade do tecido subdérmico, correspondendo à paniculite que é uma inflamação da camada de gordura subcutânea.
As condutas preconizadas para tratamento incluem a hialuronidase que é uma enzima que quebra o ácido hialurônico ela é utilizada para reverter efeitos indesejados de injeções de ácido hialurônico, corticoide sistêmico e intralesional e antibioticoterapia (na suspeita de biofilme associado), além de manejo expectante.
Solução equilibrante com hialuronidase para auxiliar na correção de efeitos colaterais do ácido hialurônico e no tratamento da celulite.