segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Impressoras 3D na odontologia

Poucos segmentos da impressão 3D tiveram um avanço tão grande nos últimos dois anos quanto o da odontologia. Neste período, os equipamentos evoluíram de forma significativa, novos materiais altamente específicos tornaram-se disponíveis para o público e a tecnologia saiu das mãos de empresas gigantes para startups de médio porte que oferecem soluções de alto valor e capacidade.


Materiais de impressão 3D: o salto da aplicação de tecnologia
  • Enceramentos
  • Alinhadores invisíveis 
  • Guias cirúrgicos – resinas de alta dureza e esterelizáveis conseguem produzir guias de uso que são seguras aos pacientes,
  • Placas de mordida 
  • Guias de colagem indireta de brackets 
  • Base de próteses móveis
  • Provisórios 
Utilização fácil e software dedicado dispensa de calibragens e ajustes manuais (nivelamento, aperto de parafusos, upgrades manuais e, principalmente de ajustes de resinas não feitos pelo próprio fabricante); o software especificamente feito para a impressora 3D pelo fabricante é otimizado para o hardware e as resinas.


Com o surgimento de dezenas de fabricantes de resinas para impressão 3D, materiais específicos de odontologia foram desenvolvidos, dentre eles, tem um que apresenta resinas biocompatíveis. Nestas resinas, é possível desenvolver uma gama de aplicações, tornando a impressora 3D mais útil em diversos segmentos da odontologia, além dos tradicionais.
Estamos em um momento tecnológico onde as aplicações estão bem estabelecidas e os equipamentos atingiram patamares de excelência. 

Apesar do surgimento de equipamentos de baixo custo, que apresentam uma porta de entrada para algumas aplicações, especialmente quando consideramos que é certo que as tecnologias e os materiais continuarão a evoluir até o ponto de substituir completamente os sistemas tradicionais.