quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

A articulação temporomandibular (ATM) funciona como uma dobradiça que liga o maxilar ao crânio. Esta disfunção pode causar dor e desconforto.
Dores no maxilar, dificuldade de mastigar e estalos ou travamentos das articulações da mandíbula são alguns dos sintomas.
Os tratamentos comuns incluem medicamentos, protetores de mordida e fisioterapia.

Geralmente diagnosticável pela própria pessoa
Dores no maxilar, dificuldade de mastigar e estalos ou travamentos das articulações da mandíbula são alguns dos sintomas. Há uma necessidade de uma consulta com um cirurgião dentista para fechar o diagnóstico e instituir o tratamento.
As pessoas podem ter:
Dores locais: rosto, boca, maxilar, nos ouvidos ou pescoço
Tipos de dor: crônica
Nas articulações: crepitações, sensibilidade ou trismo
Na boca: dificuldade de mastigação ou dor de dente
Também é comum: bloqueio articular, dor de cabeça ou espasmos musculares.

O tratamento é feito por meio de cuidados individuais e do uso de dispositivos
Os tratamentos comuns incluem medicamentos, placa miorrelaxante e fisioterapia.
Como você pode se cuidar:
 Exercício físico: Fazer uma atividade aeróbica por 20-30 minutos, cinco dias por semana, melhora a condição cardiovascular. Em caso de lesão, praticar uma atividade que evite usar o grupo muscular ou articulação lesionados pode ajudar a manter a disposição física durante a recuperação. 
Gerenciamento de estresse: Buscar uma atividade agradável ou verbalizar uma frustração para reduzir o estresse e melhorar a saúde mental. 
Técnicas de relaxamento: Respiração profunda, meditação, ioga, exercícios aeróbicos e outras atividades que reduzem os sintomas de estresse. 

Tratamentos Biofeedback: Controle do batimento cardíaco corporal, das ondas cerebrais, da respiração e da pressão arterial por meio de monitoramento com sensores. 
Alongamento: Exercícios de alongamento podem melhorar a flexibilidade e a condição física.
 Fisioterapia: Restaura a força e a função muscular por meio de exercícios. Dispositivos Tala: Um acessório rígido usado para estabilizar e proteger uma articulação lesionada.
Placa miorrelaxante:  O uso de placas oclusais estabilizadoras ou miorrelaxantes, popularmente conhecida como placa para bruxismo, é, até agora, a forma mais eficiente para o tratamento do distúrbio, seja ele o bruxismo diurno ou noturno.

Prostodontia: Substitutos artificiais para os dentes e outras partes da boca. Por exemplo, pontes e dentaduras.