quinta-feira, 7 de março de 2019

Carnaval Sem Traumas: 10 mandamentos da folia saudável

As cirurgias decorrentes de traumas aumentam de 40 a 60% no Carnaval. De olho nisso, varias  entidades médicas  lançam campanha educativas que reúnem estratégias para evitar machucados e também para manter a saúde.
Como não poderia deixar de ser, os acidentes de trânsito são os grandes causadores de fraturas sérias, há um crescimento de 20 a 30% (crescimento médio) na quantidade de batidas durante o Carnaval.

O Consumo de bebidas alcoólicas e o aumento no fluxo das estradas estão entre os principais responsáveis por esse dado. 

Nesses dias de folia, muita gente esquece a saúde e só pensa em cair no samba. Apresentamos uma lista dos “10 mandamentos da folia saudável”, para nenhum folião botar defeito. Confira o que recomendam os especialistas:
1 – Use roupas leves, além de ajudar na movimentação o que pode evitar quedas, em meio aos blocos com grande aglomeração de pessoas, evita a perda de líquido em maiores níveis. 
2 – Prefira alimentos saudáveis. 
3 – Hidrate-se bem. 
4 – Beba com moderação. 

5 – Cuidado com energéticos. Evite a perigosa e muito comum mistura de álcool com energético. Como o energético é um estimulante, pode aumentar o efeito do outro e mascarar os efeitos do álcool que acontecem na fase inicial, como euforia, sonolência e o relaxamento.
6 – Proteja-se do sol. 
7 – Evite saltos. Aproveitar a folia sem salto alto é a melhor opção. O salto é responsável por uma postura inadequada que pode piorar ou provocar dores na coluna e/ou quedas com fraturas que podem ir do punho, cotovelo ou face.

8 – Ouvidos atentos. Não fique muito próximo às caixas de som. As medições costumam revelar índices muito altos que podem prejudicar a audição.
9 – Longe do spray. O famoso spray de espuma pode esconder perigos reais aos olhos , alem de ser inflamável.
10 – Sexo só com proteção.