quinta-feira, 14 de março de 2019

O que é Artroscopia, Artroplastia e Artrocentese da ATM.


Artroscopia é uma técnica que permite a visualização do interior de uma articulação com o uso de um artroscópio.


1 - Artroscopia diagnóstica — Certas características clínicas e da história do paciente devem ser consideradas antes de indicar o tratamento cirúrgico. Primeiro, a fonte principal da dor e disfunção deve ser articular e não miálgica, como ocorre com freqüência na chamada síndrome miofascial. Em segundo lugar, deve-se tentar o tratamento conservador por um tempo razoável antes de indicar-se cirurgia. Finalmente, o controle do estresse, se necessário, deve ser instituído e mantido antes do tratamento artroscópico. De modo geral, as indicações da artroscopia diagnóstico são: 1) dor pre-auricular inexplicada persistente e dor na ATM; 2)confirmação clínica nos casos de hipermobilidade, hipomobilidade, estalos e crepitação; 3)invasão tumoral local; 4) artrite sistêmica com envolvimento da ATM. O microtrauma crônico produzido por forças maxilares hiper ou parafuncionais freqüentemente produzem uma história clínica longa de diminuição da mobilidade mandibular e impotência funcional, refratárias ao tratamento conservador. Esta hipomobilidade pode significar luxação anterior irredutível do disco, sinovite crônica, condromalácia, doença articular degenerativa ou artrite sistêmica. Nestes casos, podem ser obtidas informações diagnósticas significativas através da artroscopia.

2 - Artroscopia cirúrgica — As indicações gerais são: a) desarranjos internos ou artropatias refratárias a outras terapêuticas; b) doença articular que requeira biópsia; c) sinovite; d) adesões discossinoviais; e) doença articular degenerativa.
Como indicações específicas, temos: a) deslocamento anterior irredutível do disco, agudo ou crônico, através da liberação capsular anterior, lise de adesões, lavagem articular e manipulação distal; 2) hipermobilidade que requeira lise, lavagem, redução distal e possível cauterização por eletrocautério ou escleroterapia da inserção posterior; 3) desbridamento articular; 4) tratamento da lesão capsular traumática evidenciada por hemartrose, adesões ou fibrose. Possibilidade de injeções intraligamentares sob visão direta.



Artroplastia operação de uma articulação para restituir-lhe o maior grau possível de integridade, mobilidade e função. Do grego ( arthron- + -plastos ) arthron = articulação e plastos = modificação do formato, reconfiguração.  É um procedimento cirúrgico, realizado sob anestesia geral, com a finalidade de modificar alguma estrutura interna ou mesmo reanatomizar a ATM. É um tipo de cirurgia usada desde o início do século XX  para tentar tratar as anquiloses  de ATM, que ocorrem quando um osso se une ao outro impedindo a articulação de funcionar. Inicialmente os cirurgiões tentaram utilizar gordura,  rebatimento de músculo e até materiais artificiais para impedir os ossos de voltarem a se unir após a cirurgia. Com o passar dos anos, muitas variações técnicas foram aparecendo com as mais diferentes finalidades inclusive a substituição da ATM por próteses. Atualmente, é muito comum de ser oferecida a pacientes que possuem muitas deformidades na articulação, incluindo a anquilose e a pseudo-anquilose.

Artrocentese da articulação temporomandibular consiste na lavagem do espaço articular superior da ATM, realizada sem a visão direta do mesmo, com a finalidade primária de limpar a articulação dos tecidos necrosados, sangue e mediadores da dor (Barkin, Weinberg, 2000). A artrocentese da ATM foi primeiro descrito por Nitzan et al. (1991) como sendo a forma mais simples de intervenção cirúrgica da articulação temporomandibular, com objetivo de liberar o disco articular e romper as adesões formadas entre as superfícies do mesmo e a fossa mandibular, através da pressão hidráulica criada pela irrigação do compartimento superior da ATM.
As indicações para artrocentese descritas na literatura são: deslocamento do disco articular com redução ou sem redução, limitação da abertura bucal de origem articular, dor articular e outros desarranjos internos da articulação (Nitzan, 1991). Dentre os procedimentos cirúrgicos da ATM, a artrocentese apresenta mínima morbidade, pouco risco de complicações e baixo custo em relação a outros procedimentos cirúrgicos e pode ser realizada sob anestesia local em nível ambulatorial (Hasson, Levy, 1999).