sexta-feira, 13 de março de 2015

História: Prof. Hugo L. OBWEGESER

Prof. Hugo L. Obwegeser
O Prof. Hugo L. Obwegeser nasceu em Hohenems, Áustria, em 1920. Formou-se em medicina na Innsbruck e odontologia em Graz quatro anos depois. Após o treinamento em cirurgia geral e medicina interna, ele estudou a patologia em Viena com o Professor Hermann von Chiari, antes de entrar formação especializada em Graz com o professor Richard Trauner. Ele também aproveitou a oportunidade de ganhar experiência com Sir Harold Gillies no Reino Unido durante o tempo de enormes avanços em cirurgia plástica; e também Professor Eduard Schmidt, em Stuttgart, onde ganhou um apetite para o desenvolvimento de empresas inovadoras técnicas duras e macias de reconstrução de tecidos.

Dr. Paul Tessier

A história realmente incrível estava prestes a se desenrolar quando ele foi nomeado para o departamentode Cirurgia da Universidade de Zurique. Isso para um jovem austríaco foi uma experiência desafiadora. Não obstante a sua capacidade, a diplomacia e determinação resultou em sua firme estabelecimento. Professor Obwegeser sempre assegurado que os formandos tiveram a mais ampla exposição à evolução das técnicas, incluindo os de seu amigo de longa data e colaborador, o Dr. Paul Tessier em Paris. Em 1970 ele convidou todos os professores líderes na Europa para um curso de pós-graduação e durante este propôs a criação de uma associação, que estabeleceu as bases para regulamentações posteriores ao nível da União Europeia.
Ele manteve-se muito ativo no cenário acadêmico proferindo inúmeras palestras e ganhou uma extensa lista de prêmios pessoais. Ele é assim um dos mais dignos membros honorário da Royal College, de Londres.
Durante toda a sua vida contribui criando e aperfeiçoando técnicas e instrumentais que o colocam como um dos pioneiros e grandes desenvolvedores da cirurgia bucomaxilofacial no mundo.

Afastadores de Obwegeser. Para cima (ou reverso), para ramo (ou de garfo) e para baixo.

Afastador de Obwegeser para progenismo ou ramo mandibular.

Cinzel de Piterigóide

Descolador de Ramo de Sverzut
Cinzel de Wagner para Septo nasal
Técnica de redução de língua de  (Egyedi-Obwegeser, 1968)