quarta-feira, 18 de março de 2015

História - René Le Fort (1869-1951)

René Le Fort nasceu em Lille, França. Filho de médico e sobrinho do famoso cirurgião. Como 21 anos e obteve o grau de Doutor em Medicina, um dos o mais jovem na França a possuir esse título, sua tese foi sobre o crânio e aplicações cirúrgicas. Tornou-se um cirurgião militar, no famoso hospital de Val de Grace em Paris em 1889. Ele adorava a carreira universitária e por um determinado tempo largou tudo para ensinar na escola de medicina.
René Le Fort
Com a eclosão da Primeira Guerra Balcânica (1912), ele se alistou para o exército como médico militar. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele recebeu uma comenda por bravura por suas ações na batalha de Dinant. Ele passou os últimos dois anos da guerra em Versailles estudando principalmente a respeito das questões de câncer de mama e doenças cardíacas.Em 1919, trabalhou no Hospital Invalides antes de retornar ao Lille no próximo ano. Aqui ele se tornou um professor do departamento de cirurgia pediátrica e ortopedia. Ele também era um voluntário no hospital em Zuydcoote, onde pesquisou tratamentos para a tuberculose óssea. Em 1936, ele foi premiado com o Prémio de Laborie e eleito presidente da Société Française de chirurgie et orthopédique. Em 1937 ele se aposentou, mas durante a Segunda Guerra Mundial, voltou à Universidade de Lille para substituir os antigos colegas que fizeram parte do esforço de guerra.Mais tarde, seus famosos artigos sobre fraturas apareceram em  na "Revue Cirúrgica" com o título: Estudo experimental da fraturas do maxilar superior, onde ele escreveu: "Eu gostaria de estudar fraturas do maxilar superior de um grau significativo, secundário a contusões ou cortes. Eu realizei uma série de experimentos para perceber que era possível colocar um pouco de ordem a esta questão complexa. Parece que o diagnóstico poderia ser muito mais fácil se o cirurgião na presença de um rosto machucado soubesse os pontos fracos e os pilares, o que eventualmente deve tentar despertar a dor é muitas vezes um unico sintoma revelador. Este é o propósito prático deste trabalho. "
 
A localização e duração do estudo não são mencionados. Parece que naquela época, René Le Fort não registrou nada de forma concreta, ao que tudo indica foi um trabalho solitário com ajuda de alguns ajudantes anônimos do próprio local onde trabalhava.
 
Classificação de fraturas Le Fort
Nesta época ele tinha cerca de 31 anos de idade, quando conduziu esses experimentos, em que costumava bater corpos de diferentes distâncias e direções, e ver onde as fraturas do terço médio ocorreu devido a áreas de fraqueza que foram atravessados ​​por forças, chegando à conclusão de que existem três acidentes vasculares cerebrais ocorrem com mais freqüência em que fraturas e chamado Le Fort I, II e III. Enquanto Le Fort conduziu este estudo a partir do ponto de vista do trauma é extremamente importante e útil para aplicar a partir do ponto de vista terapêutico. O que não ficou claro onde o conduzido estas experiências, possivelmente em Paris antes de voltar para Litte. Que é uma cidade do norte da França bem próxima a fronteira com a Bélgica e que foi muito atingida e invadida nas primeira e segunda guerras mundiais.


Litte, norte da França.

Em 1920, de volta a Lille como Professor de cirurgia operatória e mais tarde tornou-se professor de cirurgia pediátrica e ortopedia onde terminou sua carreira, tornou-se um especialista em ossos tuberculose, uma doença muito espalhada por toda a Europa.
Em 1936, ele foi eleito presidente da Sociedade Francesa de Ortopedia, morrendo em 1951 com a idade de 81 anos.

Seu nome está em uma placa comemorativa no "Le Musée Hospitalar Regional de Lille".