segunda-feira, 13 de março de 2017

Mucocele

Mucocele: O que é?
A mucocele é uma lesão benigna da cavidade oral envolvendo as glândulas salivares e seus respectivos ductos. A sua incidência é alta, aproximadamente 2,5 lesões por 1000 pacientes, e apresenta-se clinicamente como uma lesão em forma de bolha, bem circunscrita, mole à palpação, com superfície lisa e brilhante, e tamanho variado. Quando localizada superficialmente, tem coloração azulada ou translúcida e, quando mais profunda, tem coloração semelhante à mucosa.  

ÁREAS PREDOMINANTES

Localiza-se predominantemente no lábio inferior, mas pode ser encontrada também no lábio superior, mucosa jugal, palato, região retromolar e ventre de língua. Geralmente em decorrência de pequenos traumas como a mordedura involuntária da mucosa durante a mastigação ou devido ao hábito que algumas pessoas têm de ficar mordiscando o lábio.
O trauma leva ao extravasamento e retenção de conteúdo das glândulas salivares sob a mucosa, dando origem ao cisto.




Manifestações clínicas

O cisto mucoso caracteriza-se por uma elevação arredondada na mucosa labial que pode ter coloração esbranquiçada ou ser translúcida. Geralmente não é acompanhado de sintomas e pode variar de tamanho ao longo do dia.

Sintomas

É o surgimento de uma bolha na mucosa da boca que dá o principal aspecto à condição. Quando de um rompimento de uma glândula salivar ocorre o acúmulo de saliva na região, levando ao surgimento de uma bolha na área acometida. A mucocele é uma condição especialmente frequente nas 3 primeiras décadas da vida acometendo, portanto, mais crianças e jovens do que adultos e idosos. A lesão pode durar dias ou anos para sumir, portanto, não hesite em procurar por ajuda.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com base nos dados clínicos e obtido por meio da análise da bolha e de outros possíveis sintomas  e na história de trauma relatada pelo paciente. Além disto, é fundamental fazer um exame histopatológico da lesão, de forma a descartar a possibilidade de ser um tumor maligno.
A mucocele acomete especialmente crianças e jovens, sendo que a condição é frequente entre as 3 primeiras décadas de vida. Tal característica auxilia no diagnóstico, assim como a análise da bolha que tem conteúdo cristalino e pode medir desde milímetros a vários centímetros.

 TRATAMENTO

Depois de estabelecido o diagnóstico é preciso que o tratamento mais adequado tenha início. Algumas mucoceles acabam melhorando espontaneamente, sem que haja necessidade de qualquer intervenção ou tratamento.
As formas de tratamento para a mucocele são: a completa excisão com bisturi ou laser, e a micromarsupialização, a criocirurgia ou a injeção de OK-432.



A lesão retirada sempre devem ser encaminhadas para análise histopatológica.