Uso de Laserterapia na Sensibilidade Dentinária
O que é ?
A hipersensibilidade dentinária é definida como uma sensibilidade exagerada da dentina vital exposta a estímulos térmicos, químicos e táteis. A exposição dos túbulos dentinários é responsável por uma redução do limiar de dor do paciente, motivo suficiente para que ele procure auxílio profissional. A obtenção de um correto diagnóstico é pré-requisito essencial para a realização de um tratamento adequado. É uma condição de dor que afeta 1 a cada 6 pessoas, com incidência maior em indivíduos na faixa etária dos 30 anos e igualmente dividido entre homens e mulheres.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da hipersensibilidade dentinária é feito através da percepção do paciente, informando o problema ao profissional, com dados realçados pelo questionário específico realizado. Além disso, os dados clínicos visualizados pelo dentista são de suma importância.
A exposição da dentina pode ocorrer pela perda de esmalte e/ou cemento. Embora a exposição de dentina possa ocorrer em qualquer superfície do dente, a experiência clínica indica que ela ocorre mais freqüentemente na área cervical da superfície vestibular de dentes permanentes.
Causas da sensibilidade dentinária
Os fatores mais comuns são:
TRATAMENTO
Primeiramente, devemos realizar um diagnóstico diferencial, pois existem outras situações clínicas com os mesmos sintomas da hipersensibilidade dentinária: fraturas coronárias, restaurações defeituosas, invaginações do esmalte, trauma oclusal e patologias pulpares.
Os tratamentos são :
- Vernizes cavitários
- Hidróxido de cálcio
- Flúor
- Laserterapia
laserterapia na hipersensibilidade dentinária
A laserterapia é o mais novo e eficaz tratamento para hipersensibilidade dentinária, atuando de duas formas:
- Promovendo analgesia imediata, relatada pelo paciente logo após a aplicação;
- Estimulando a formação de dentina reparativa a médio e longo prazo.