terça-feira, 14 de março de 2017

Laser x Sensibilidade

Uso de Laserterapia na Sensibilidade Dentinária 

O que é ?

A hipersensibilidade dentinária é definida como uma sensibilidade exagerada da dentina vital exposta a  estímulos  térmicos,  químicos e  táteis.   A  exposição dos  túbulos dentinários  é responsável  por   uma redução do  limiar de dor do paciente, motivo suficiente para que ele procure auxílio profissional. A obtenção de um correto diagnóstico é pré-requisito essencial para a realização de um tratamento adequado. É uma condição de dor que afeta 1 a cada 6 pessoas, com incidência maior em indivíduos na faixa etária dos 30 anos e igualmente dividido entre homens e mulheres.

                             Resultado de imagem para laser sensibilidade dentinaria

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da hipersensibilidade dentinária é feito através da percepção do paciente, informando o problema ao profissional, com dados realçados pelo questionário específico realizado. Além disso, os dados clínicos visualizados pelo dentista são de suma importância.
A exposição da dentina pode ocorrer pela perda de esmalte e/ou cemento. Embora a exposição de dentina possa ocorrer em qualquer superfície do dente, a experiência clínica indica que ela ocorre mais freqüentemente na área cervical da superfície vestibular de dentes permanentes.

Causas da sensibilidade dentinária

Os fatores mais comuns são:
  • Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;
  • Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina;
  • Bruxismo – que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis;
  • Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três;
  • Gengivite, que pode causar retração gengival;
  • Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina;

TRATAMENTO

Primeiramente, devemos realizar um diagnóstico diferencial, pois existem outras situações clínicas com os mesmos sintomas da hipersensibilidade dentinária: fraturas coronárias, restaurações defeituosas, invaginações do esmalte, trauma oclusal e patologias pulpares. 
Os tratamentos são :
  • Vernizes cavitários
  • Hidróxido de cálcio
  • Flúor
  • Laserterapia
Resultado de imagem para laser sensibilidade dentinaria

laserterapia na hipersensibilidade dentinária 

A laserterapia é o mais novo e eficaz tratamento para hipersensibilidade dentinária, atuando  de duas formas:
  1.  Promovendo analgesia imediata, relatada pelo paciente logo após a aplicação; 
  2.  Estimulando a formação de dentina reparativa a médio e longo prazo.
artigo:Use of Laser and Oclusal Splint for Dentin Hypersensitivity of Bruxers, autores:- Takami .H H; Julie .T .M - Thiago .M; Marco .A .M. .R; Reginaldo .S .S .J; Djalma .P .

CONTROLE

É de fundamental importância o controle do paciente com relação à sua dieta e aos seus hábitos de escovação. Deve-se controlar a quantidade de ácidos ingeridos, assim como o intervalo entre a alimentação e a escovação. Qualquer tratamento pode falhar se esses fatores não forem controlados.

Sempre estar em acompanhamento periódico ao especialista para uma nova avaliação.