segunda-feira, 20 de março de 2017

Os dentes sisos



Os dentes sisos devem ser extraídos?

Os terceiros molares (mais conhecidos como dentes do siso ou dentes do juízo) são os últimos dentes a se desenvolver no ser humano. Em sua maior parte cada pessoa tem quatro sisos, um em cada canto da boca. Normalmente desenvolvem-se entre os 16 e os 20 anos.
A palavra siso vem do latim “sensus.us”, que significa juízo, prudência, bom senso.           Tal denominação se deve á faixa etária em que os dentes molares costumam crescer, daí a expressão popularmente utilizada para designar os dentes sisos como “dentes do juízo”.

Resultado de imagem para dente sisos indicacao

Indicação para a extração

  • Prevenção da cárie dental
  • Prevenção da pericoronarite
  • Prevenção da reabsorção radicular
  • Dentes retidos sob próteses dentárias
  • Prevenção de cistos e tumores odontogênicos
  • Facilitação do tratamento ortodôntico

Todas as pessoas têm dentes do siso ?

Nem todas as pessoas têm dentes do siso. Eles são considerados pelos especialistas de dentes em extinção. As novas gerações nascem cada vez mais sem a informação genética deste dente

Como são extraídos os dentes do siso?

A extração se faz de forma rotineira pelo especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-facial. Seu dentista pode recomendar anestesia geral ou local. E demora em média 40 minutos.

Você poderá sentir um pouco de dor ou inchaço, mas que passará naturalmente após alguns dias; no entanto, você deverá ligar para seu dentista se houver dor prolongada ou intensa, inchaço, sangramento ou febre.
A extração dos dentes do siso devido ao apinhamento ou fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a sua mordida ou a sua saúde bucal no futuro.

Cuidados Pós-operatórios

Depois da cirurgia pode sentir algum desconforto ainda que ligeiro. A face, no sítio da cirurgia pode inchar por isso deve aplicar gelo envolto em um tecido macio. Deverá tomar a medicação, geralmente antibiótico em extrações mais complicadas de siso semi inclusos e inclusos. Afinal trata-se de uma cirurgia. Poderá ter que adaptar a alimentação para o próprio dia ou dia seguinte para alimentos moles e frios.