quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A importacia dos exames de imagem e documentação

A documentação ortodôntica é um conjunto de exames e procedimentos utilizados pelo ortodontista para o diagnóstico e planejamento do tratamento ortodôntico-cirurgico. É também um recurso indispensável, e permite a comparação da evolução do tratamento e o resultado final.
A radiografia panorâmica permite, em um único filme e reduzida dose de radiação, a visualização de toda a região dento-alveolar e estruturas adjacentes de interesse. Podem ser utilizadas em todas as especialidades devido a pouca sobreposição das estruturas anatômicas.
As radiografias periapicais oferecem imagens com maior nitidez e detalhes, além de menor distorção, todavia são limitadas a pequenas regiões, não possibilitando uma cobertura das estruturas maxilo-mandibulares. A grande maioria dos dentistas possuem um aparelho para realização de radiografias periapicais no próprio consultório odontológico.
A telerradiografia lateral é utilizada para visualização dos ossos da face e crânio, para avaliação do crescimento, desenvolvimento, relação esqueletal, simetria, estudos de adenóides, processos patológicos e traumáticos. Serve de base para a realização dos traçados cefalométricos. 
Os traçados cefalométricos são identificados através de pontos e planos cefalométricos na radiografia de perfil e frontal da face, com o objetivo de fornecer uma análise precisa do desenvolvimento crânio-facial.
A tomografia computadorizada permite a reprodução de imagens 3D de última geração, facilitando o diagnóstico em diversas áreas da odontologia. É um exame de muita precisão que oferece excelentes ferramentas para planejamento e diagnóstico.
Os modelos de gesso das arcadas dentárias são fundamentais no diagnóstico e planejamento do tratamento ortodôntico, uma vez que pode-se observar os arcos dentários em três dimensões, analisando detalhes que algumas vezes são difíceis de serem visualizados na boca. São utilizados para estudo da oclusão no tratamento ortodôntico, ortopédico e ortognático. A obtenção dos modelos é feita através de moldagem, utilizando um material chamado alginato.
As fotos da documentação são importantes para auxiliar no plano de tratamento, podendo ser requeridas fotos intra e extra-orais.
 
Até em desenho animado tem documentação !!
Rx panoramico

Rx cefalométrico
Rx cefalométrico com traçado

















Tomografia Cone Bean
Muito usada para implante