sábado, 20 de dezembro de 2014

Implantes osseointegrados


O implante osseointegrado pode ser definido como um sistema de parafusos ou cilindros, principalmente de titânio, os quais são cirurgicamente colocados no tecido ósseo para desempenhar o papel de raízes dos dentes perdidos. Após um período de formação óssea ao seu redor (osseointegação) o implante servira de suporte para instalarmos sobre ele algum tipo de prótese, devolvendo, assim, estética e função  ás condições bucais do paciente. O titânio usado é um material bioinerte e por ser biocompativel  não provoca nenhuma reação indesejável ao organismo. 
 A idade é um fator limitante na indicação para receber implantes, é necessário ter completado o crescimento esquelético, o qual ocorre por volta dos 18 aos 21 anos. Para os adultos a idade, isoladamente, não interfere na indicação.

Os implantes podem ser colocados onde há falta de dente ou dentes, devido à agenesia (não formação de dente) ou então quando os mesmos foram perdidos pelos mais variados motivos. 
Para sua indicação deve haver basicamente:
-  Condição satisfatória de saúde bucal e geral do paciente;
- Espaços interoclusais adequados para sua colocação, nos casos de pacientes parcialmente dentados;
- Compromisso do paciente com os cuidados bucais de higiene em relação à prótese sobre implante;
- Quantidade suficiente e qualidade satisfatória do tecido ósseo nas áreas a serem implantadas.
Algumas vezes, pode haver uma quantidade inadequada de osso nestas áreas. Nestes casos, esta situação pode ser corrigida com enxertos ósseos.

O tratamento consiste de duas fases distintas: uma cirúrgica e uma protética separadas por um período de 2 a 6 meses caso o implante seja na mandíbula ou na maxila. Na primeira fase são colocados os implantes de titânio na interior do tecido ósseo, através de uma cirurgia realizada no consultório odontológico e com anestesia local. Após um período de osseointegração de 3 a 6 meses , de acordo com a qualidade do osso, uma pequena cirurgia é feita para expor a cabeça do implante aos procedimentos protéticos. Nessa hora inicia-se a fase protética com a colocação de um cilindro de titânio que adequará à cicatrização da gengiva á futura prótese. Está prótese depende do número, comprimento, diâmetro e disposição do implantes poderá ser: coroa unitária, prótese parcial fixa e removível ou sobredentadura.
Esta se tornando cada vez mais rotina o uso da técnica de carga imediata, que é a colocação do implante junto com a coroa, o fator limitante é a disponibilidade de osso, que tem de ser favorável para a realização do procedimento cirúrgico, não se aplicando assim a todos os casos.
Implantes expostos e instalados
Opções de tratamento: substituição de uma PPR removível e ponte fixa por implantes