segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Cirurgia ortognática - tratamento orto-cirúrgico




A cirurgia ortognática é um tratamento indicado para pessoas que têm deformidades envolvendo os ossos da face e posicionamento dos dentes, visando restabelecer o equilíbrio anatômico da face. Quando não for possível resolver o caso somente com o aparelho ortodôntico, uma vez que o problema está no tamanho dos ossos do esqueleto e não somente na posição dos dentes, faz-se necessário uma correção óssea cirúrgica.
As deformidades dos ossos da face podem se originar de distúrbios de crescimento, síndromes e anomalias específicas, traumas na face, ou serem de origem genética, dentre outros fatores. Essas alterações podem estar localizadas num osso, como no prognatismo mandibular, mandíbula projetada para frente, ou no retrognatismo mandibular, mandíbula pequena, sendo que muitas vezes é um problema combinado, associando o maxilar superior à mandíbula.
O paciente deverá realizar uma documentação ortodôntica completa, em clínica especializada em radiologia odontológica, para que os profissionais, cirurgião buco-maxilo-facial e ortodontista, analisem as correções necessárias através de um tratamento ortodôntico-cirúrgico. Isto é, inicia-se com a ortodontia preparando os dentes por período que varia de seis meses a um ano, que seria a primeira etapa, a partir daí planeja-se a cirurgia ortognática, fazendo uma moldagem de estudo e confeccionando modelos e montagem em articulador; opera-se o paciente e, logo que se recupere, a ortodontia realizará os últimos ajustes na oclusão.
Antes da cirurgia, o paciente deverá realizar alguns exames complementares. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e sob anestesia geral, envolvendo uma equipe treinada. A cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face e, dependendo do porte da cirurgia e recuperação da anestesia, a alta hospitalar é dada ao paciente na manhã do dia seguinte.
A correção das deformidades faciais através da cirurgia ortognática traz grandes benefícios aos pacientes operados, com sensível melhora na relação entre os dentes, músculos, ossos, respiração, fonação, posição da língua, articulação temporo-mandibular (ATM), mastigação, digestão e em muitos casos, no relacionamento social. A Cirurgia Ortognática moderna busca um equilíbrio das funções mastigatória, respiratória e da beleza estética.

Osteotomia Le Fort I com reposição inferior de maxila fixação com mini placas titânio,
o que esta em azul seria o enxerto ósseo necessário


Exemplo de reposição inferior de maxila, notar o aumento do comprimento
entre a base do nariz e a base do mento (queixo)


Osteotomia de maxila  para avanço, notar aparelho ortodôntico com esporões
necessário para realizar cirurgia


Osteotomia sagital fixação com mini placas de titânio


Osteotomia basilar do mento ou mentoplastia


Cirurgia de avanço de maxila, recuo de mandíbula e mentoplastia.
Pré e Pós operatório

Cirurgia combinada - maxila, mandíbula e mento
Pré e Pós operatório

Tipos de ganchos colocados pelo ortodontista antes










da cirurgia

Imagem de uma tomografia pós operatória da cirurgia, as placas não precisão ser retiradas
Cirurgia de recuo mandibular
Pré e Pós operatório