sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Extração de terceiro molar ou dente do siso


Todo dente antes de nascer, erupcionar, está incluso. Segundo o dicionário Aurélio siso significa bom senso e juízo. Como os terceiros molares surgem por volta dos 16 aos 23 anos também são chamados "dentes do juízo". Siso incluso é outra denominação que recebe o terceiro molar incluso.
Quando o dente permanece incluso, e isto pode ocorrer por diversos motivos como por exemplo: obstáculos mecânicos, patologias, má posição do dente, falta de espaço na arcada, e ou doenças sistêmicas, pode ocorrer a indicação de exodontia do mesmo. A melhor pessoa para indicar a extração dos terceiros molares são os cirurgiões-dentista. Nem todo terceiro molar esta indicado para ser extraído.
A cirurgia para retirada é feita em consultório, com anestesia local, e dura cerca de 20 a 40 minutos(tempo médio). Apenas em casos mais complexos, o paciente pode ser levado ao hospital para fazer o procedimento. Após a cirurgia, é normal haver inchaço e incômodo, que duram de três a quatro dias. Nesse período é importante evitar alimentos quentes, reforçar a higiene, abrir mão das atividades físicas e seguir todas as recomendações realizadas pelo profissional que executou o procedimento cirúrgico.

Germes de terceiros molares
Terceiro molar inferior com raiz proxima ao nervo alveolar inferior
Germes de terceiros e quartos molares