sábado, 10 de janeiro de 2015

Cranioplastia - Reconstrução a partir da prototipagem utilizando o material metilmetacrilato.



A cranioplastia é possivelmente o procedimento cirúrgico mais antigo que se tem notícia, com indícios de sua realização datando desde 3000 A.C., quando, ao lado de crânios Incas trepanados, eram freqüentemente encontradas conchas, cuias e placas de ouro e prata.
A reconstrução da falha óssea pode ser realizada através da prototipagem que é o método de reprodução de seguimentos corporais a partir da imagem adquirida por exames radiológicos como a tomografia computadorizada de crânio (TC) com cortes finos (1mm) e reconstrução tridimensional - 3D e/ou a ressonância magnética de crânio (RMN). Existem várias formas de prototipagem empregadas para criação de biomodelos (replicação da morfologia de uma estrutura biológica em substância sólida) e, dentre eles, o de estereolitografia é o mais utilizado atualmente.
Tem sido amplamente utilizada na área médica e odontológica para construção de moldes que facilitam a simulação e programação cirúrgica, assim como criar próteses definitivas que permitem a reconstrução do crânio evidenciando as reais proporções da falha óssea.
O uso do metilmetacrilato em cranioplastia iniciou-se em 1940, quando foi utilizado por Zander em humanos e por Kleischmidt em animais. Até hoje, o acrílico é o material mais empregado apresentando resistência e força medianas, produz reações tissulares aceitáveis, capaz de aderir firmemente ao osso, não é termocondutor, é de fácil obtenção e baixo custo.
Outra vantagem da prototipagem com o uso de metilmetacrilato é que se evita a polimerização do material "in loco" e os problemas advindos deste processo(reação exotérmica com lesão de estruturas durais e subdurais, e liberação do monômero na circulação, provocando hipotensão arterial sistêmica).
Estas cirurgias reconstrutivas são realizadas em equipe onde normalmente o cirurgião bucomaxilofacial trabalha junto com um neurocirurgião (médico), estes procedimentos são realizadas em ambiente hospitalar com acompanhamento multisciplinar para a completa recuperação do paciente.


Pré-operatório

Pré -operatório
Modelo prototipado
Prótese customizada.
Cirurgia realizada.
Pós-operatório