terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Reimoso ou Remoso - cultura popular brasileira

A pronuncia correta é reimoso, que é a denominação dada a alguns alimentos que "fazem mal" aos doentes. Carne de porco, carneiro, crustáceos em geral, ovo e muitos outros são considerados reimosos, sendo que esta lista varia de local para local, um indício de que essa classificação não atende ao rigor científico. Sob essa perspectiva, ressalta-se que em várias regiões do Brasil observa-se um sistema de classificação de alimentos com muitas proibições alimentares que são baseadas nesse sistema. 
Os alimentos são classificados de diversas denominações, dentre elas destaca-se a noção de “reima”. De um modo geral, a “reima” não é definida pelas ciências naturais e da saúde. Trata-se de uma característica que torna o alimento “ofensivo” para certos estados do organismo. Assim, por exemplo, popularmente tem-se que o alimento reimoso faz mal. A palavra “reima” deriva de rheuma (grego) e designa “mau gênio”.
Boa parte dos profissionais tendem a concordar com os pacientes no que concerne em não comer alimentos reimosos no pós operatório de cirurgias, por se tratar de uma conduta mais fácil e que não cria polêmica, porem sob a luz da ciência não há nenhum problema em consumir tais alimentos no pós operatório de cirurgias. Contraindicações vão ser mais com relação a temperatura e a rigidez, por exemplo, pacientes que realizam cirurgias orais devem comer comidas mais liquidas e pastosas e não muito quentes, de preferências geladas, pois são mais fáceis de serem consumidas, não irritam a mucosa e sendo gelada ainda ajudam diminuindo edema. O ideal é sempre seguir as recomendações do cirurgião-dentista que realizou o procedimento este é que determina as melhores condutas a serem seguidas no pós-operatório.