sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Prováveis causas do olho esquerdo do Nestor Cerveró

Nestor Cerveró,  o ex-diretor da área internacional da Petrobras que está no meio de escândalos políticos, chama a atenção do povo brasileiro.  Para os políticos, a questão é se ele omitiu cláusulas importantes sobre a compra da refinaria ou não. Muitos pacientes tem me perguntado porque o rosto dele é daquele jeito, para isso fiz uma serie de considerações relatadas abaixo. Mas tudo é probabilidade....

Nestor Cerveró

Aparentemente, o visual de “Olho-Tonto” Moody – aquele professor paranoico da série Harry Potter que tem um olho mágico capaz de girar 360 graus – apresentado por Cerveró é resultado de uma combinação de fatores. Vamos às suspeitas.

Alastor Moody

Hipotese 1 - Ptose
Ptose palpebral é o termo médico para a queda da pálpebra superior. Pode ser de um lado só ou bilateral. Essa condição pode tanto causar um problema estético, quanto funcional, quando a pele cobre o campo de visão.
 
Conhecida popularmente como queda da pálpebra superior, ou ptose palpebral é a condição na qual a pele acima de um ou de ambos os olhos é caída, obrigando o olho a ficar mais fechado do que o normal. Apesar de ter o efeito similar, a doença não deve ser confundida com o acúmulo de pele na pálpebra, uma condição muito comum na terceira idade que faz com que a pele recaia sobre o olho.
A ptose pode acompanhar o paciente desde seu nascimento, indicando um problema na formação (caso da Paris Hilton), ou acometê-lo anos mais tarde, sendo causada por traumas na região dos olhos, envelhecimento e AVC, entre outros motivos. O tratamento para os dois tipos de ptose é exclusivamente cirúrgico.
Paris Hilton sofre do problema congênito.


A rainha Elizabeth II possui acúmulo de pele sobre os olhos devido à idade.

Hipotese 2: Exoftalmia
É uma condição que faz com que um dos olhos (ou os dois) pareça saltado, pois o globo ocular se projeta para fora da órbita.
Fernando Caruso - exemplo de exoftalmia
Hipotese 3 - Craniossinostose coronal unilateral (CCU)
É a ossificação prematura da sutura coronal unilateralmente que provoca uma deformidade em 3 dimensões, que pode afetar o crânio e as órbitas. A CCU  ocorre devido à fusão prematura da sutura coronal e apresenta incidência aproximada de 1 para cada 10.000 nascidos vivos. Tem sido descrita como a segunda mais frequente sinostose identificada em centros de referência para o tratamento das deformidades craniofaciais.

Exemplo de CCU

Hipotese 4 - Distopia do globo ocular
A cabeça é composta por 28 ossos que estão unidos entre si por junturas denominadas suturas. Nos acidentes envolvendo a face, os ossos se fraturam para dissipar as forças do impacto. Alguma vezes estas fraturas podem ocorrer provocando o desnivelamento da orbita que é chamado de distopia do globo ocular o sintoma mais frequente é a diplopia , que é a visão dupla ou com sombra como alguns pacientes falam.


Fratura assoalho da orbita


Distopia do globo ocular devido a acidente
Predição da face caso tivesse operado
A verdade é que para diagnosticar o paciente é fundamental um exame clinico e exames complementares específicos,como por exemplo, tomografia computadorizada; só assim poderíamos afirmar o que ocorreu com este senhor.